sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ministro da Previdência Garibalde Alves
 discursa na 3ª Conferência Nacional
da Pessoa Idosa em Brasília-DF

A III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Brasília, no período de 23 a 25 de novembro de 2011. Sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a Conferência teve como tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”.

O objetivo central do evento foi debater avanços e desafios da Política Nacional do Idoso e demais assuntos referentes ao envelhecimento. A Conferencia foi precedida de etapas municipais ou regionais, estaduais e distrital, nas quais foram escolhidos e indicados os delegados participantes.


Cerca de 900 representantes de todos os estados do Brasil participaram da 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Assuntos como o envelhecimento com qualidade de vida, os avanços e os próximos desafios da Política Nacional do Idoso foram debatidos no encontro.

A conferência reuniu representantes regionais que respondem pelos 21 milhões de idosos em todo o país.

Durante o encontro, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, assinou um termo de cooperação com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que pretende promover a criação dos Conselhos de Direito dos Idosos e incentivar a implementação de um fundo voltado às políticas públicas para a população com mais de 60 anos. A campanha de valorização à pessoa idosa, com destaque para a divulgação das ações do Disque 100, também foi lançada durante a conferência.
“O Brasil tem avançado muito nos problemas sociais e políticas públicas, não podemos ter nenhum retrocesso com relação ao tratamento dos idosos, quanto mais avançarmos, mais velha a nossa população ficará e é um direito envelhecer com dignidade”, disse a secretária nacional de Promoção dos Direitos Humanos, Nadini Borges.


Os representantes elaboraram ainda uma carta que foi entregue dia  (25), no plenário, apresentando problemas específicos de cada região e possíveis soluções por intermédio do governo federal. “Estamos com uma expectativa muito grande com relação à entrega do documento, esperamos melhorias e soluções para os problemas destacados”, disse João Alcântara Teixeira, 68 anos, de Fortaleza (CE).

Lembrando que: A primeira Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu em 2006 e teve como tema central a discussão Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. A segunda conferência foi realizada em 2009 e teve como tema a Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios.

O Prefeito Vavá e a 1º Dama Redivan Rodrigues após o evento foram convidados pelo Ministro Garibade filho a comparecer ao seu gabinete. Ambos trataram com o ministro assuntos do interesse do município de João Câmara.


Ministro da previdência Garibalde Alves
e líderes da Região mato grande Vavá, Fabinho e José Robenilson

Casal Targino - "Muito a vontade com o Ministro"

Sr. Marcos da Secretaria de Assitência Social de João Câmara
Acompanhou a Primeira dama Redivan - O mesmo era suplente e substituiu
 o titular que não foi possível comparecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário