segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ÚLTIMOS DIAS PARA OS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA ATUALIZAREM SEU CADASTRO

Falta menos de duas semanas para que os beneficiários do Programa Bolsa Família atualizem seu cadastro junto a Secretaria Municipal de Assistência Social. A data foi prorrogada até o dia 30 de dezembro, tendo em vista a mudança do sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que pretende revisar os dados de 692 famílias em todo País.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Redivan Rodrigues, alerta aos beneficiários de João Câmara a importância de atualizar os dados. “A atualização cadastral a cada dois anos é determinada pelo decreto nº 6.135, de 2007. As famílias beneficiadas precisam informar mudanças de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e a quantidade de componentes na família”. De acordo com a Secretária, essas informações são fundamentais para a boa gestão do programa de transferência de renda na cidade.

As pessoas que não atualizarem os dados dentro do prazo pré-estabelecido correm o risco de ter o benefício bloqueado. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), a ação de bloqueio está prevista para acontecer no mês de janeiro de 2012, e os cancelamentos em março.

A revisão cadastral é uma atividade anual realizada pelo MDS e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (Sigpbf). As famílias identificadas também recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário